Funcionamos: Seg - Sex 8:00h - 18:00h

Redes Sociais:

Alguma Dúvida? Nós Respondemos!

A Geração de Energia Fotovoltaica ainda provoca muitas dúvidas, pois se trata de uma alternativa de energia relativamente nova. Tentaremos aqui elucidar algumas.

Sou um grande consumidor de Energia, posso instalar Energia Solar Fotovoltaica em minha Indústria?

Essa dúvida permeia muitos investidores que nos procuram. Muitas vezes, informações incorretas sobre energia solar fotovoltaica chegam em nossos canais:

"Não devo instalar Energia Solar Fotovoltaica, porque ela é “fraca”."

Erroneamente, se propaga que a energia solar fotovoltaica é incapaz de produzir energia para grandes consumidores, pois acredita-se que gera pouca energia ou a energia gerada é incapaz de atender a demanda. Nossa legislação permite geração de até 5MWp na Geração Distribuída ( http://www2.aneel.gov.br/cedoc/ren2012482.pdf ).

Uma instalação de 5MWp, dependendo da região, produz 25 MW (25.000Kwp) por dia, quantidade suficiente para alimentar 2.500.000 lâmpadas LED por dia. Se fizermos um paralelo com a tarifa Light RJ de baixa tensão, o preço por Kw consumido é R$ 0,77, ou seja, algo em torno de R$ 19.250,00 produzidos por dia.

Tenho um consumo muito grande de energia e me disseram que a legislação não permite grandes instalações.

Segundo “Perguntas e Respostas sobre a aplicação da Resolução Normativa nº 482/2012 – atualizado em 25/05/2017” da ANEEL, a microgeração distribuída é caracterizada por uma central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual à 75 kW e que utilize fontes renováveis de energia elétrica ou cogeração qualificada, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

Por seu turno, a minigeração distribuída é uma central geradora de energia elétrica, com potência instalada superior à 75 kW e menor ou igual à 3 MW para fontes hídricas ou menor ou igual à 5 MW para as demais fontes renováveis de energia elétrica ou cogeração qualificada, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

http://www.aneel.gov.br/documents/656827/15234696/FAQ+-V3_20170524/ab9ec474-7dfd-c98c-6753-267852784d86

O investimento para grandes indústrias é muito alto, o que o torna inviável.

Quanto se paga de energia todos os anos para a concessionária?

Se calcularmos os gastos anuais com energia, projeção da inflação, falta de investimentos no setor e a tendência mundial da autossuficiência elétrica, o investimento se torna ínfimo.

Os sistemas fotovoltaicos da Aliança contam com garantia de perda de potência de 25 anos, estruturas metálicas especiais, manutenção preventiva e monitoramento.

Ao instalar a energia solar fotovoltaica, o retorno passa a ser imediato, calcule quanto o consumidor pagará por ano e quanto ele economizará após a instalação.

Não tenho espaço para instalar. Posso instalar em uma micro ou minigeração em local diferente da unidade consumidora na qual a energia excedente será compensada?

Calcula-se em média 7m² para cada kWp instalado, ou seja, um projeto de 10kWp, suficiente para alimentar uma casa grande, precisaria de aproximadamente 70m², área facilmente encontrada no telhado.

A Resolução Normativa nº 482/2012 permite a instalação de geração distribuída em local diferente do ponto de consumo. Para tanto, existem as seguintes alternativas:

• Geração compartilhada: caracterizada pela reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão ou permissão, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por pessoa física ou jurídica, que possua unidade consumidora com micro ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras nas quais a energia excedente será compensada;

• Autoconsumo remoto: caracterizado por unidades consumidoras de titularidade de uma mesma Pessoa Jurídica, incluídas matriz e filial, ou Pessoa Física que possua unidade consumidora com micro ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras, dentro da mesma área de concessão ou permissão, nas quais a energia excedente será compensada;

• Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras (condomínios): caracterizado pela utilização da energia elétrica de forma independente, no qual cada fração com uso individualizado constitua uma unidade consumidora e as instalações para atendimento das áreas de uso comum constituam uma unidade consumidora distinta, de responsabilidade do condomínio, da administração ou do proprietário do empreendimento, com micro ou minigeração distribuída, e desde que as unidades consumidoras estejam localizadas em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas, sendo vedada a utilização de vias públicas, de passagem aérea ou subterrânea e de propriedades de terceiros não integrantes do empreendimento.

Os projetos têm que atender toda minha demanda, ou posso instalar apenas para a iluminação?

Sim, podemos fracionar a demanda energética e selecionar cargas especificas para utilização de energia solar, backup e cargas críticas.

Para mais esclarecimentos, entre em contato com a Aliança Fotovoltaica Brasil.

Criar soluções sustentáveis e confiáveis para geração de eletricidade a partir da energia solar - pura e renovável, representam a nossa força.

Contate-nos

Estr. do Tindiba, 2396 Sala 207 Jacarepaguá, RJ
21 3556 2209
21 3556 9877

Twitter widget

Galeria